Resumo Marcos Oliveira 1
Marcos Augusto Leite de Oliveira1
DIDIO, Lucie. O resumo. In:___. Leitura e Produção de textos. São Paulo: Atlas, 2013.
(135-141)
Segundo a autora, um resumo consiste em reunir as informações principais de uma obra ou produção, de maneira que a ideia do texto original permaneça intacta. Ou seja, o papel daquele que é chamado de resumidor é fazer uma síntese do significado principal proposto pelo autor, falando, por isso, imparcialmente e com a maior clareza possível.
Primeiramente, é exposto que o resumo não é pura e simplesmente a organização do conteúdo apresentado em tópicos ou pontos principais, mas de um texto que mostre compreensão e coesão de acordo ao tema proposto. Dessa maneira, é vedado ao resumidor a cópia do conteúdo – é sugerido, inclusive, que paráfrases sejam evitadas, a fim de anular a possibilidade de que a construção pareça “crua” ou uma simples versão reduzida da produção original. Mesmo com essas colocações, a autora mostra preocupação em deixar claro que o resumo não se trata de uma elaboração crítica, tão pouco uma resenha. A fidelidade, portanto, consiste em encontrar o equilíbrio, respeitando as restrições e obrigações supracitadas, sempre mantendo a linearidade do corpo inicial.
O resumo geralmente se divide em dois tipos, sendo eles o informativo e o indicativo.
O primeiro consiste em expor os pontos principais do tema de maneira concisa, como uma nota ou uma circular – geralmente escrito em um único parágrafo. O resumo indicativo é ainda mais direto e muito menor que o anterior e é escrito em dois ou três períodos. Para todos esses casos, o resumidor precisa se atentar a pontos que são obrigatórios para a estruturação do resumo: obviamente, é necessário ler o texto mais de uma vez para que o conhecimento obtido seja suficiente para o próximo passo, que é redigir o rascunho do que futuramente será o resumo de fato. Por fim, é necessário que seja feita uma releitura do próprio para as alterações e correções