O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO AUTISTA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
COSTA, Ana Paula Ramos Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos
Rio de Janeiro – Brasil -Turma de Pós Graduação 2013
RESUMO
O autismo é conhecido como distúrbio do desenvolvimento, aparecendo nos três primeiros anos de vida da criança e é comum que acometa os meninos em uma proporção de quatro vezes mais do que em meninas, podemos afirmar que o distúrbio tem base neurológica que afeta o desenvolvimento social; desenvolvimento da comunicação verbal ou gestual e o desenvolvimento comportamental, desta forma as aulas de Educação Física Escolar pode muito contribuir para o desenvolvimento global desses indivíduos. O objetivo deste estudo é buscar indicadores de promoção de competências do desenvolvimento do aluno autista de ambos os sexos através das aulas de Educação Física Escolar e assim, faz-se importante detectar: Como a Educação Física é capaz de contribuir no desenvolvimento do aluno autista e quais as potencialidades podemos desenvolver?
O estudo permite evidenciar que os alunos com o transtorno do autismo, através das aulas de Educação Física se desenvolvem de uma forma global como qualquer outro indivíduo.
PALAVRAS CHAVES: Autismo, Educação Física Escolar, Desenvolvimento.
Introdução
Segundo Asperger (1944), trata-se de um transtorno que, além de afetar a comunicação e o convívio social, compromete também todo desenvolvimento psiconeurológico. Não é uma simples deficiência, é um conjunto de variações intitulado como “Espectro do Autismo” e a ele são relacionadas diversas síndromes (TAMANAHA, PERISSINOTO e CHIARI, 2008).
A Educação Física, caracterizada pela sua história voltada para uma prática seletiva, segregadora e técnica, e devido a isso pode ser compreendida como a área pedagógica da escola com menor tendência