licenciatura
A INCLUSÃO E A EDUCAÇÃO FÍSICA:
AUTISMO
Praia Grande
2014
SUMÁRIO
Introdução 2
A Inclusão e a Educação Física 3
Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD 5
A Educação Física adaptada e o Autismo 6
Considerações Finais 7
Referências 9
INTRODUÇÃO
A inclusão, como processo social amplo vem acontecendo em todo o mundo, fato que vem se efetivando a partir da década de 50. Nas escolas, em classes regulares, a inclusão só passou a ser aceita depois de muitos decretos e leis, pois são eles que garantem o acesso aos portadores de necessidades especiais.
O autismo é Transtorno Global de Desenvolvimento que afeta a pessoa na sua totalidade. Estas crianças apresentam ausência ou um severo atraso na linguagem. Suas causas ainda não estão completamente elucidadas, muitos estudos têm sido realizados na área e apontam uma grande tendência para herança genética associadas a fatores ambientais. Diante da análise do autista surge a seguinte questão: Como incluir o autista nas aulas de Educação Física?
Esse estudo tem como objetivos: Compreender os diferentes tipos de autismo; identificar, na literatura, metodologias que possibilitem a inclusão de autistas nas aulas de Educação Física e conhecer as fases de desenvolvimento dos autistas para possibilitar a inclusão do mesmo durante as aulas de Educação Física.
Para a realização do trabalho foi realizado levantamentos e análises bibliográficas sobre a história da educação inclusiva e suas políticas, como também os Transtornos Globais do Desenvolvimento, o Autismo seus tipos e causas. E para finalizar o trabalho falarei sobre a adaptação da Educação Física e o Autismo.
A INCLUSÃO E A EDUCAÇÃO FÍSICA
A inclusão de pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais – PNEE está cada vez mais avançado nas escolas,