O DESENHO LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Viviani Santana Sena – código 174427
RESUMO
Este trabalho procurou enfocar a importância do Desenho livre no Ensino Infantil. A arte está presente no mundo, desde o aparecimento do ser humano. O interesse pelo desenho infantil data dos fins do século XIX, na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da critica da arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade, surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino das artes, da musica, do teatro e da dança. O desenho tem um papel importante na vida da criança, constitui uma atividade integradora, que coloca em jogo as inter-relações do ver, do pensar, do fazer e dá unidade aos domínios perceptivos, cognitivos, afetivos e motor.
Na realização desse estudo fizemos bibliográfica, para o embasamento teórico, e observação de desenhos livres feito pelos alunos de uma sala do Ensino Infantil da rede do município de Cabreúva-SP.
Constatamos que ao se explorar as manifestações artísticas das crianças, os educadores têm vasto material que poderá ser usado como exemplificação ética e moral e assim incentivar sua imaginação e sua esperança.
Concluímos que os professores podem e devem transformar o ensino de Artes na pré-escola em um ponto de apoio para o desenvolvimento da criatividade e da liberdade de expressão da criança, dentro de uma linguagem própria e de acordo com suas necessidades e interesses.
INTRODUÇÃO
A arte esta presente no mundo, desde o aparecimento do ser humano. Ela surgiu com as primeiras manifestações gráficas, representadas nas paredes das cavernas.
O interesse pelo desenho infantil data dos fins do século XIX, na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da critica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade, surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino das artes, da música,