O Dem nio familiar
Personagens:
Carlotinha: Irmã de Eduardo, personagem principal da peça e, de suma importância no decorrer da mesma, pois é amiga de Henriqueta, moça que ama seu irmão.
Henriqueta: Amiga de carlotinha, irmã de Eduardo, Henriqueta ama Eduardo em segredo.
Eduardo: Personagem principal da peça, Médico, Eduardo cuida dos princípios da família, já que, seu pai faleceu... Eduardo também ama Henriqueta, mas devido um mal entendido provocado pelo “demônio familiar” Pedro, afasta-se da moça!
Pedro: “O demônio familiar”, Pedro é um escravo, menino travesso e que arma diversas situações para alcançar seu sonho, tornar-se um cocheiro, que para ele, era uma promoção social na época em que vivia.
Jorge: Irmão mais novo de Eduardo e Carlotinha. O menino quase não aparece na peça.
Alfredo: Moço elegante, ama Carlotinha. Alfredo acredita que seu amor não é correspondido, mas carlotinha também o ama em segredo e, no decorrer da peça, declara-se a ele.
Azevedo: Colega de tempos de escola do Eduardo. Trabalhou de Garçom em Paris durante muito tempo e, após fazer fortuna, retorna para o Brasil em busca de realizar um de seus sonhos: tornar-se político. Para isso, acredita que a companhia de uma bela dama abriria as portas necessárias para que ele alcance o seu objetivo. Ele não acredita no amor, torna-se noivo de Henriqueta por dois motivos: 1°: Vasconcelos pai de Henriqueta o devia e, Azevedo sabia que pedindo a mão de sua filha o mesmo não negaria; 2°: Azevedo considera a beleza de Henriqueta fator primordial para que ele realizasse seus sonhos e, ainda, o colocaria no centro das atenções da sociedade daquela época.
D. Maria: Mãe de Eduardo, Carlotinha e Jorge. D. Maria é uma senhora viúva muito recatada e que mantém os princípios e costumes da época. Sua forma de passar o tempo era de cultivar suas hortaliças.
Vasconcelos: Pai de Henriqueta, senhor de idade, viúvo, homem de palavra.
Resenha sobre a obra...
O