O cérebro nosso de cada dia
A psicologia é uma ciência que tem como objeto de estudo o ser humano, e seu interesse é entender como se dá os processos mentais, o desenvolvimento físico, atitudes e comportamentos, entre outras características. E esta ciência considera o indivíduo um ser biopsicossocial, isto é, leva em consideração os aspectos biológicos, sociais e psicológicos que envolvem o ser humano.
E para ter entendimento dessas características se faz necessários conhecimentos em outras áreas, dentre elas as neurociências, pois esta área é um campo de estudo importante que fornece informações sobre o funcionamento do Sistema Nervoso Central e como este está relacionado ao comportamento humano.
Atualmente a psicologia tem várias áreas de atuação, clínica, social, organizacional dentre outras. Todas as áreas da psicologia têm como foco principal proporcionar melhorias na saúde e condição de vida do ser humano, fazendo com que este desenvolva mecanismos e formas de adaptação que o ajudarão a enfrentar as dificuldades da vida. O psicólogo trabalha de modo a demonstrar ao seu paciente que ele tem pode utilizar 100% de sua capacidade para se fortalecer e realizar adaptações em sua vida e conseguir melhorias no problema inicialmente apresentado, e que o tratamento psicoterápico é ferramenta importante nessa melhora.
O fato de usar 100% das capacidades e forças de um indivíduo em um tratamento pode ser associado ao que Herculano-Houzel (2002) descreve em seu livro “O cérebro nosso de cada dia”, em que a mesma descreve que uma pessoa utiliza 100% do cérebro, pois este tem a plasticidade cerebral, que consiste nos neurônios fazerem novas adaptações (ligações sinápticas) e se fortalecem. E também por outra célula do cérebro, chamada de glia, que é importante ao funcionamento cerebral, pois ela é responsável por fornecer nutrientes aos neurônios e acelerar as sinapses, e sem ela os neurônios morreriam. Então isso se pode associar a terapia,