Resenha cérebro nosso de cada dia
O livro “O Cérebro nosso de Cada Dia”, baseado em artigos publicados em importantes revistas, procura abordar questões rotineiras e mostrar que até as mais simples destas, como o bocejo está diretamente ligado a atividades cerebrais. Suzana Herculano-Houzel procura explicar o funcionamento cerebral de forma simples, porém não simplificada, permitindo assim uma leitura “divertida” e de fácil entendimento.
A Neurociência dedica-se ao estudo do sistema nervoso e principalmente o funcionamento cerebral. Já a Psicologia possui seu objeto de estudo na mente e no comportamento humano. Portanto é importante perceber que essas duas ciências estão diretamente relacionadas, e uma interfase entre as mesmas é indispensável, trazendo assim um melhor entendimento de questões interessadas a ambas.
Um bom Psicólogo precisa conhecer e entender o funcionamento cerebral e mais que isso, saber que este está diretamente relacionado com o comportamento humano em todos os sentidos, e que uma alteração em seu funcionamento causa alterações em boa parte dos nossos comportamentos, como o mal de Alzeheimer que “é uma doença neurodegenerativa que leva à perda de memória e a demência em decorrência da morte de neurônios em certas regiões do cérebro.” (HOUZEL, Suzana Herculano. Pág.: 183). É importante ressaltar que o Mal de Alzeheimer é apenas um dos muitos exemplos de “mau funcionamento” do sistema nervoso que afeta diretamente o nosso comportamento, um outro exemplo é que novos estudos já discutem que a depressão pode ser causada pela perda de neurônios no hipocampo. É preciso entender também que o mau funcionamento da mente, pode gerar conseqüências ao funcionamento do sistema nervoso, como o estresse que “causa atrofia e morte de neurônios no