O cérebro executivo
FABIANA N. SILVA
O CÉREBRO EXECUTIVO
Lobo frontal e a mente civilizada
Mogi das cruzes
2012
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
O CERÉBRO EXECUTIVO
Lobo frontal e a mente civilizada
Trabalho realizado para avaliação parcial na disciplina de EletivaIII, sob orientação do(a) professor Mestre Carlos Aleixo do curso de Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes.
Mogi da Cruzes
2012
RESUMO
O livro Cérebro Executivo nos expõe as funções dos lobos frontais, sendo o lobo frontal a parte do cérebro , responsável pela representação mental, de alternativas, imaginação, liberdade, identidade, julgamento, empatia, desempenho das funções executivas. Desempenha o papel de maestro do cérebro, guiando o individuo em direção as novidades.
Os lobos frontais agem como o líder que impele as outras pessoas à ação, sua função é manter o delicado e dinâmico equilíbrio entre as partes da organização, bem com o seu controle, onde se por um momento este líder se descuidar todo equilíbrio pode ser afetado.
Muitos anos se passaram ate que os neurologistas começassem a estudar as funções cognitivas desempenhadas pelos lobos frontais. Pois no principio a neurologia se ocupava em descrever outras funções do cérebro, descobrindo que os lobos frontais não se ligam a uma função única e definida, porem isto só foi descoberto nas ultimas décadas quando as investigações cientificas a respeito do assunto tomaram foco.
O córtex pré- frontal desempenha um importante papel na formação de objetivos, metas planejamentos de estratégias, selecionando habilidades de cognição e coordenando essas habilidades em uma ordem correta, conhecidos como poderes cognitivos.
Os lobos frontais são vistos como um pré-requisito para o avanço do homem e da civilização humana. Um exemplo que podemos citar é a fabricação de ferramentas, uma característica fundamental da cognição humana, pois para criá-las o organismo teve que adquirir a capacidade de transformar e manipular