Teste
2.1 Introdução
Em algoritmos e, consequentemente, em Linguagens de Programação, os tipos de dados tem fundamental importância. Processar dados consiste basicamente em:
-
determinar quais são os possíveis dados ( ou entradas);
-
descrever quais são os possíveis resultados ( ou saídas);
-
determinar quais são as transformações ( ou operações) que devem ser efetuadas para que um particular resultado seja uma saída para uma certa entrada.
Linguagens de programação utilizam o conceito de tipo de dados para organizar os dados de um programa. Um tipo de dados consiste de um ou mais domínios de valores associados a um conjunto de operações, e, do ponto de vista de computação, possui algumas características importantes: :
-
um tipo de dados determina a classe de valores que podem ser armazenados em uma variável, passados como parâmetro ou ser resultado de uma expressão;
-
a informação de tipo em uma linguagem de programação é usada para prevenir ou detectar construções incorretas em um programa e para determinar os métodos de representação e manipulação de dados no computador.
A declaração explícita dos objetos manipulados por um programa apresenta claras vantagens sob o aspecto de expressividade, legibilidade e confiabilidade, como as seguintes:
-
o conhecimento dos possíveis valores de uma variável é essencial para o entendimento de um algoritmo;
-
saber quais são as operações permitidas possibilita a detecção de vários erros;
-
o tradutor, de posse destas informações, pode determinar o espaço necessário para as variáveis e como proceder para a implementação das operações e manipulação de exceções. A maioria das linguagens de programação fornecem um repertório básico e geralmente uniforme de tipos de dados, simples ou primitivos e compostos ou estruturados, sendo estes últimos obtidos a partir dos tipos primitivos. Os tipos de dados são usados para representar valores pertencentes a um