psicologia
Curso de letras
Profº:Di
Acadêmica:Ana
RESENHA: CERÉBRO EXECUTIVO : LOBOS FRONTAIS E A MENTE CIVILIZADA
Lages
2014
Lobos Frontais e as suas funções
Esta resenha refere-se ao livro intitulado: o cérebro executivo: lobos frontais e a mente civilizada, de autoria de Elkhonon Goldberg, a publicação do livro se deu no ano 2002. Os lobos frontais é o tema abordado durante o livro, tratando das suas funções e patologias envolvidas. Para o mesmo os lobos frontais desempenham as funções mais avançadas e complexas de todo o cérebro, chamadas de funções executivas.
O conceito de cérebro executivo é recente. Refere-se à noção de que o cérebro humano, sendo uma estrutura complexa e multifuncional, deve ter um comando que permita coordenar as diferentes partes para se conseguir o controle, a eficiência e a eficácia que caracterizam as ações humanas .
As funções executivas estão vinculadas a intencionalidade, propósito e tomada de decisões complexas. Goldberg diz que os lobos frontais são para o cérebro o que um maestro é para uma orquestra, um general para o seu exército, ele coordena e orienta as outras estruturas neurais em ação combinada. Através dessa comparação podemos notar o quanto na visão desse autor os lobos frontais são importantes para o funcionamento cerebral.
É no lobo frontal que está localizado o córtex pré-frontal, este esta interligado a cada unidade funcional do cérebro, considerado, portanto a parte mais bem conectada.
O lobo frontal de certa forma também esta envolvido no armazenamento de informações principalmente quando se refere a memória trabalhadora. O autor traz que a maior parte das lembranças da memória na vida real envolve decidir que tipo de informação é útil no momento. Cabe a cada um fazer essas decisões. Isso requer compilações neurais que são realizadas pelos lobos frontais. Quando há algum tipo de lesão que afete a memória trabalhadora tem-se uma pessoa