O cuidar, educar e brincar para o desenvolvimento infantil
O cuidar, educar e brincar são os pontos mais importantes para seu desenvolvimento.
Unir cuidados e conteúdos estão mais presentes no dia-a-dia nas escolas. O dar banho na criança, importante fato no seu crescimento neste momento é um momento onde a criança cresce, para se conhecer. O educador neste momento além de dar o banho ajuda no seu desenvolvimento de se conhecer, ter um contato com seu corpo, conhecendo suas partes, exemplo para seu futuro de que é importante cuidar de si, fazendo algumas brincadeiras, sempre mantendo uma comunicação.
A mesma idéia de integrar a educação e os cuidados, presentes no banho, faz parte também nas refeições. A comunicação, o contato com cada uma instruindo o que são talheres, qual o tipo de talher para a situação adequada, a autonomia de pegar a sua comida, qual a melhor dose, claro que no começo a criança não tem noção de quantidade, mas conforme se desenvolve isto se normaliza. Nas horas das refeições sentar todos juntos, para além de comer, conversar aprendendo que nas refeições é um momento de encontro, de troca de estar junto e interação, tanto com o educador, comida, com as coisas ao seu redor, vindo a ser um processo de aprendizagem da criança.
A criança pequena também aprende brincando, educar vem junto com o brincar. É um momento que a criança faz amizades, aprende a ser um ser social, mas principalmente a se desenvolver sua parte cognitiva, fazendo brincadeiras estimulando o seu conhecimento. Existem brinquedos para cada faze para seu desenvolvimento. Tendo como 1 parte até os dois anos brinquedos muito duros e moles, diversas cores, estabelecendo suas partes sensoriais , ou seja, objetos com seus cinco sentidos se explorando. Posteriormente desta fase motora, depois dos dois anos a criança começa a perceber o que está em sua volta, então imita os costumes da sociedade. Nosso maior exemplo é a filha dar de comer a sua boneca, a cuidar da boneca, o