o cotidiano em sala de aula
Administrar o cotidiano em sala de aula, tornou-se algo problemático para professores e alunos.
Como o professor encontrará sua sala de aula ao entrar pela porta?
Embora tenha um planejamento, o professor sempre terá que lidar com imprevistos como: Disperssão dos alunos, o stress e medo do professor, dificuldade de aprendizagem de alguns alunos.
O professor é uma figura muito exposta, por isso um dos seus dilemas é o medo. Em sala de aula era temido, hoje quem teme é ele. Muitos casos de agressão contra o professor vem acontecendo, por alunos e até mesmo pelos pais de alunos, que não compreendem a importância do papel que o professor exerce não só em sala de aula, mas também em toda a sociedade.
Contudo vem o stress e o cansaço , que acaba tomando conta do professor e o desmotivando de sua profissão.
O outro aspecto é a disperssão dos alunos. Como mante-los entusiasmados?
As crianças parecem que já nascem sabendo de tudo, são muito antenadas quanto as novas tecnologias, como os tablets, computadores, iphone entre outros. Seria um meio de aproximalos à nós, seria envolver essas novas tecnologias em nosso cotidiano em sala de aula. Deste modo, alunos e professores se aproximaram mais, além de ser útil na exploração de novos conteúdos de forma mais interativa.
O aluno passa de mero receptor, que só observa e nem sempre compreende, para um sujeito mais ativo e participativo.
Mas essa comunicação falha entre professor e aluno, pode haver vários motivos, como infraestrutura e falta de formação para o corpo docente.
A dificuldade de aprendizagem nas crianças, geralmente vem por uma desmotivação e incômodo com as tarefas escolares geradas por um sentimento de incapacidade, que leva a frustração .
O professor deve valorizar o que a criança sabe para fortalecer sua auto estima.
É fundamental que o professor mostre a ela o quanto é boa em tarefas na qual ela tem habilidade e incentiva-lá a fazer outras tarefas nas quais ela tem