O Cortiço
João Romão, principal objetivo na vida enriquecer. Ambicioso ao extremo. Explora descaradamente o próximo. Se aproveita de Bertoleza, ex-escrava. Tornam-se amantes. João aproveita economias da ex-escrava e construí três casinhas para aluguel. Com o tempo, de 3 chegam a 99 casinhas. Tornando-se o Cortiço São Romão, todos moradores do cortiço com suas taras e suas patologias.
Neném: adolescente negra de libido explosiva que acaba perdendo a virgindade nas mãos de um empregado de João Romão. Cai na vida.
Albino: de tendências homossexuais.
Machona: de pulso firme, tanto denotativa quanto conotativamente.
Pombinha: moça afilhada da prostituta Léonie. Noiva de João da Costa. Sua mãe não permitia o casamento enquanto a filha não se tornasse mulher, ou seja, tivesse sua 1º menstruação.
Rita Baiana: Namorada de Firmo, mulata mais sensual do cortiço. Adorada por todos. Acaba encantando coração de Jerônimo. E causando brigas entre ele e seu namorado, fazendo Firmo ferir Jeronimo com um corte de navalha em sua barriga. Com isso Firmo para a morar em outro cortiço. Por pouco tempo, pois Jerônimo manda o matarem a pauladas, assim foge com Rita.
João sonha em se casa com a filha de seu vizinho, Zulmira. Seu vizinho, Miranda, mudou-se para a periferia na esperança que sua esposa parasse de trai-lo. Estela era obcecada por sexo, fazendo-o com os empregados e até com os mais jovens. João Romão e Miranda não se gostavam, no entanto, entra em acordo de interesses. Miranda tem a nobreza de que João Romão necessita. João Romão tem o dinheiro de que Miranda necessita. Nada mais conveniente do que a união de famílias.
O problema era Bertoleza. Porém João sem dó a denuncia aos herdeiros dos antigos donos dela. Quando Bertoleza deparou com os soldados indo busca-la, enfiou a faca que estava limpando o peixe em sua barriga, estrebuchando até morrer.
Colégio Raboni Objetivo
Trabalho de Português
“O cortiço”
Nome: Renan Alves
N°: 22