fases do romantismo
Noite na Taverna é obra uma autêntica representante da escola byroniana do Romantismo no Brasil. O livro está dividido em sete capítulos. Na obra nos é relatado a respeito das histórias vividas por um grupo de jovens onde cada um deles irá relatar a sua história em um ambiente sombrio.Em Noite na Taverna, o ambiente é macabro, projeção dos conflitos vivenciados, ele reflete o pensamento mórbido e alucinado dos personagens. Todo o clima, como o tema, é noturno: histórias que e desenrolam na calada da noite, penumbra, melancolia, fumo, álcool, depressão e, por analogia, as características morais, religiosas e psicológicas traduzem o mesmo tom: são depravados, ébrios, assassino e boêmios. conhecido como taverna,onde o satanismo e os delirios amorosos permeiam, a obra apresenta uma visão idealizadadora do amor.Reunidos em uma taverna, as personagens, descrentes com a vida e o amor, cheios de vícios e amantes do vinho, definem-se como libertinos, admiram Don Juan e contam "histórias sanguinolentas" envolvendo o amor e crimes do passado, todas com fim trágico. Representação de que o amor e a vida não valeria.
É uma obra característica do momento historico conhecido como Romantismo, uma vez que, há a idealização do amor, como já foi cololado, o egocentrismo que é a exagerada exaltação da própria personalidade.O posicionamento da mulher também é importante ser destacado, pelo fato da mulher ser vista como um ser perfeito; distante, ou seja, a tomada da idealização do ser femenino ela se mantém distante do poeta, que vive mergulhado numa triste solidão.
Refere-se ao que é criado pela imaginação, o que não existe na realidade. É aplicável a um objeto como a literatura, pois o universo da literatura, por mais que se tente aproximá-la do real, está limitado ao fantasioso e ao ficcional.
É uma obra de cunho de grande importancia indica tanto para alunos, quanto para professores universitários. Apesar de ser uma obra u m tanto quanto macabra, mas que