O cortiço
Laressa: O Cortiço é um romance de autoria do escritor brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890. É um marco do naturalismo no Brasil, onde os personagens principais são os moradores de um cortiço no Rio de Janeiro.
Natane: Considerado o pioneiro do naturalismo no Brasil, o romancista Aluísio de Azevedo nasceu em São Luís, Maranhão em 14 de abril de 1857. Começou a carreira fazendo caricaturas e poesias para jornais e revistas no Rio de Janeiro. Seu primeiro romance foi publicado em 1880. E se consagrou com as obras “Casa de Pensão” e “O cortiço”
Gabriel Jorge: Os personagens de O cortiço podem serem divididos em dois;
- Os ricos que eram os portugueses enriquecidos que moravam no sobrado ao lado do cortiço.
-Os pobres que eram os pretos, mulatos e alguns brancos que moravam no cortiço.
PERSONAGENS:
*(nessa parte iremos estar vestidos de acordo com os nossos personagens e iremos explicar quem somos na história, nossa importância e o nosso desfecho, então se vocês quiserem pesquisar sobre o personagem e colocar algo a mais nas falas não tem problema... O que está na minha cor – Carol – é um trecho do livro que fala sobre o personagem que será apresentado a seguir. E é isso aí!)
Carol:"... Deixando de pagar todas as vezes que podia e nunca deixando de receber, enganando os fregueses roubando nos pesos e nas medidas..."
Dimas: João Romão – “Eu sou João Romão, trabalhei dos 13 aos 25 anos em uma venda que mais tarde herdei do meu patrão, quando esse decidiu voltar para Portugal. Trabalhei e juntei todo e cada centavo que ganhava, logo construí um cortiço, o Cortiço São Romão e como também era dono de parte da pedreira todo o dinheiro gasto na redondeza volta a minhas mãos e com o tempo fui alcançando meu objetivo de enriquecer.”
Carol: Bertoleza –
“a negra escrava, pobre e fiel...”
“Meu nome é Bertoleza, eu era uma escrava até que João Romão apareceu e eu confiei minhas economias nele para comprar minha alforria. Quando