O CONTROLE JURISDICIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: POSSIBILIDADES MATERIAIS (O pensamento de Rogério Gesta Leal)
FACULDADE DE DIREITO
Prática Jurídica Cível II
Professor Francisco Bertino
FICHAMENTO
“O Controle jurisdicional de políticas públicas no brasil: possibilidades materiais”
Rogério Gesta Leal
Dynalmo Souza
Fernanda Seligsohn
Igor Peneluc
Janaína Castro
Rafaella Santos
05 de novembro de 2013
Salvador/BA
I. NOTAS INTRODUTÓRIAS
O texto alvitra analisar a possibilidade de controle jurisdicional de políticas públicas no Brasil por meio de uma abordagem hipotético dedutiva. No que tange a ótica metodológica o autor divide a análise do tema da seguinte forma: identificar a situação fática que enseja a problematização; instituir marcos que norteiam a condução das políticas públicas; analisar o surgimento das Políticas Públicas Constitucionais vinculantes (novo instituto jurídico e politico), sua relação com a administração publica, e controle jurisdicional; finalmente serão propostas algumas questões para debate.
II. CASO CONCRETO
O caso a ser debatido é ADPF n° 45, decidida em 29/04/2004, arguida pelo Partido da Social Democracia brasileira em face ao STF, tendo como arguido o então Sr. Presidente da República.
Trata-se de ação que se insurgiu contra o veto presidencial que incidiu sobre o parágrafo segundo do art. 55 da proposição legislativa n° 10.707/2003. Tal proposição se destinava a fixar as diretrizes à elaboração da lei orçamentarias para 2004. Ocorre que o veto imposto resultou em desrespeito a principio constitucional que garante recursos mínimos a serem destinados em ações e serviços de saúde, ensejando assim a proposição da ação.
Em seu voto sustentou o relator que o remédio constitucional é instrumento adequado e apto para pugnar pela concretização de políticas públicas previstas na Carta magna que venham a ser violadas pelas instâncias governamentais. Sustentou o ministro que em situações excepcionais quando houver descumprimento de encargos político-jurídicos,