O contexto da comunicação e os níveis línguisticos
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como finalidade o estudo do que é comunicação e quais são os níveis linguísticos, estes estão presentes nos atos comunicativos utilizados na oralidade, bem como na produção textual. A fundamentação do presente estudo dar-se-á a partir da realização do estudo da comunicação e de como a linguagem está dividida, assim analisaremos a Teoria da Atividade Verbal.
Estas teorias visam explicar a linguagem e sua utilização, através das condições que o locutor se encontra, visando perceber como a comunicação entre as pessoas se dá, adotando as praticas citadas anteriores que serão explicadas no decorrer do artigo.
Enquanto a semântica e a sintaxe analisam a construção teórica, a pragmática preocupa-se com o estudo do contexto em que a linguagem é utilizada e com significação das palavras que dependendo do contexto podem mudar seu significado. A pragmática estuda também a linguagem comum e o uso da mesma, alem da capacidade de compreender a intenção do locutor que é chamada de competência pragmática.
No decorrer do artigo vamos perceber as funções da linguagem e de como devem ser utilizadas. As seis funções linguisticas serão exemplificadas e explicadas com o proposito de mostrar a forma mais adequada no uso da escrita e da oralidade, tornando a comunicação mais compreensiva ampliando seu campo comunicativo.
2 O QUE É COMUNICAÇÃO
A língua de um povo constitui-se como um dos seus bens mais preciosos, o existir do homem só é possível pelo meio da comunicação, ela permeia toda a vida do homem, pois desde o nascimento ele passa a influenciar e a ser influenciado pelo meio em que vive. É apenas com a presença da comunicação que é possível construir uma sociedade. Silva (2002, p.23), diz que a comunicação tem como finalidades básicas entender o mundo, relacionar-se com os outros e transformar a realidade e a si mesmo.
A comunicação é muito importante para a integração de qualquer