O Contador
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBE
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
2º PERÍODO
O CONTADOR E O EMPREENDEDOR
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO/2013
ALCIONE MARQUES
ANA JÉSSICA AMORIM
ANA PAULA ABREU
DAMIANNE DE MIRANDA
POLIANA CRISTINA
THAIS RODRIGUES
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
2º PERÍODO
O CONTADOR E O EMPREENDEDOR
Trabalho interdisciplinar orientado pela professora Rozeli de Fátima Dutra, na disciplina comportamento empreendedor, como requisito parcial à obtenção de créditos na disciplina.
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO/2013
INTRODUÇÃO
No trabalho a seguir, iremos discutir sobre as definições e conceitos do empreendedorismo.
O empreendedorismo, no Brasil, começou a ganhar força da década de 90. De acordo com os dados do global entrepreneurship monitor, em 2011 o Brasil tinha 27 milhões de adultos, entre 18 3 64 anos que já possuíam ou estavam começando seu próprio negocio, o que representa um em cada quatro adultos brasileiros. Esses dados levaram o Brasil à terceira posição do país mais empreendedor entre os 54 países estudados.
É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador planeja, coordena e controla os registros negociais (compras, vendas, investimentos e aplicações) de uma empresa, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para que tomem decisões sobre a direção do negócio. Orienta, mostra e indica os pontos de atenção, como o volume de despesas acima da média. Registra os fatos e atos administrativos e responsabilizasse pelo pagamento de tributos.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Definições e conceitos e empreendedorismo
O termo empreendedor surgiu na frança (Entrepreneur), para designar indivíduos que incentivam brigas. Entre os séculos XVII e XVIII, [quem?] passou a ser