DESASTRE AMBIENTAL
Universidade Estácio de Sá
Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Disciplina de Tópicos de Petróleo II
2014
Introdução:
É de aceitação para a maioria dos geólogos e geoquímicos, que o petróleo se forme a partir de substâncias orgânicas procedentes da superfície terrestre (detritos orgânicos), mas esta não é a única teoria sobre a sua formação.
Outra hipótese, datada do século XIX, defende que o petróleo teve uma origem inorgânica, a partir dos depósitos de carbono que possivelmente foram formados com a formação da Terra.
Seja para o bem ou para o mal, ou como tenha se dado a sua formação, o petróleo mudou a história do mundo e o estilo de vida nas sociedades. O óleo já foi motivação para guerras e conflitos ao redor do mundo e hoje é uma das principais fontes energéticas.
Registros históricos da utilização do petróleo remontam a 4 000 a.C. devido a exudações e afloramentos frequentes no Oriente Médio. Os povos da Mesopotâmia, do Egito, da Pérsiae da Judeia já utilizavam o betume para pavimentação de estradas, calafetação de grandes construções, aquecimento e iluminação de casas, bem como lubrificantes e até laxativo. Os chineses já perfuravam poços, usando hastes de bambu, no mínimo em 347 a.C.
Atualmente a produção de petróleo tem avanços tecnológicos muito grandes, proporcionando, inclusive, a exploração do óleo em águas ultra profundas.
Com o aumento do uso, a complexidade do processo de exploração e os riscos envolvidos com a exploração em locais cada vez mais complexos, os impactos no meio ambiente foram se multiplicando durante a história da indústria petrolífera.
Por se tratar de um produto com alto risco de contaminação, o petróleo provoca graves danos ao meio ambiente quando entra em contato com as águas de oceanos e mares ou com a superfície do solo. Vários