O conhecimento
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio
O conhecimento
Disciplina: Física
Cáceres – MT
25 de Junho de 2013
Introdução
O conhecimento é o entendimento construído sobre aquilo que você não entendia. Só pode dizer que se conhece alguma coisa quando se sabe explicar, descrever como se interage com o meio e com os outros, e como o meio interfere nele.
No decorrer do texto, abordaremos os tipos de conhecimentos e como ele é desenvolvido.
Desenvolvimento
A base para iniciar a construção do conhecimento é a curiosidade, o desejo de conhecer algo cada vez mais, ou até mesmo aquilo que está oculto. O próximo processo é o questionamento, onde analisamos e tirando certas conclusões, chegamos ao ponto o qual nos aprofundamos e nos dedicamos a determinado assunto. O resultado de tudo isso é o conhecimento e seus aspectos.
O conhecimento se divide em quatro formas:
1. Crença: A crença é uma maneira de ver o mundo, uma maneira de explicar o universo atribuindo lhe principalmente as emoções. Ela não exige qualquer demonstração. É a aceitação de fatos sem provas.
2. Senso Comum: É o conhecimento passado de geração em geração, é adquirida também por experiências do dia a dia, ele é aceito sem qualquer questionamento e não evolui em hipótese alguma.
3. Sistemático: Diferente da crença o conhecimento sistemático exige questionamento, provas e demonstrações, faz o uso da razão, busca a verdade e está sempre pronto a ser questionado.
4. Científico: Busca pela descrição verdadeira da natureza, faz o uso da razão, o uso da demonstração, e sempre demonstra resultados.
O conhecimento científico abrange várias formas de compreender o mundo que vivemos, desde as coisas mais simples até as mais complexas. É a forma de compreender tudo que existe. Com base na observação rigorosa, acumula-se evidências para levantar