o conhecimento nas empresas
SÃO PAULO
11/2013
COMO AS EMPRESAS JAPONESAS APLICAM O CONHECIMENTO NAS EMPRESAS? Para saber como os japoneses aplicam o conhecimento nas empresas, temos que conhecer como é a Administração Japonesa, assim, podemos ter a visão holística da empresa, conseguindo entender o porque do Japão ser hoje um pais de primeiro mundo, exigente pela qualidade dos produtos e satisfação dos clientes.
O sistema de produção japonês tal como é estruturado atualmente surgiu nos vinte e cinco anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. Na Toyota Motor Co. Seu maior idealizador foi o engenheiro Taiichi Ohno. Daí decorre as duas outras denominações do método: Sistema Toyota de Produção ou Ohnoismo. São características básicas do Ohnoismo:
JUST IN TIME – sincronização do fluxo de produção, dos fornecedores aos clientes
KANBAN – sistema de informação visual, que aciona e controla a produção
MUDA – busca da eliminação total de qualquer tipo de desperdício
KAIZEN – busca do melhoramento continuo em todos os aspectos, portanto se refletindo na produtividade e na qualidade, sendo os círculos de controle da qualidade apenas um dos seus aspectos.
As outras características do Sistema Toyota de produção são de certa forma, decorrentes dessas citadas e outras são parcialmente independentes, mais relacionadas ao ambiente cultural que privilegia a coletividade.
Para melhor entendimento, podemos conhecer as características gerais da Administração Japonesa baseadas nas denominações Toyota ou Ohnoismo que são: Administração Participativa: onde a administração japonesa se baseia na forma de gestão participativa entre gestores e funcionários, no processo decisório, negociação de metas de trabalho em grupo, controle exercido através de liderança, comunicação bilateral, participação nos resultados.
Prevalência do Planejamento Estratégico: Sem planejamento a empresa desperdiça mão de obra, recursos