Técnicas de Manejo
Curso: Tecnologia em Gestão de Turismo
Turismo e Meio Ambiente – 2
Estudo de Caso sobre Técnica de Manejo de Visitação
Visitor Impact Management – VIM do Parque Nacional do Iguaçu – Paraná
1318 palavras
Raquel Ribeiro da Silva
Setembro/2013
Introdução
O presente documento tem como objetivo estudar a técnica de manejo implantada no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu – Paraná, um dos maiores atrativos turísticos do Brasil e que conta com um grande número de visitantes durante o ano. Também serão levantados e apontados ao decorrer deste trabalho os pontos positivos e negativos desta técnica de manejo, como tem sido a aceitação da população e dos órgãos públicos e quais foram os benefícios e malefícios trazidos após este processo.
Esta pesquisa foi realizada através de conteúdos e dados retirados principalmente através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, responsável pela gestão do Parna do Iguaçu.
O Parque Nacional do Iguaçu é um dos locais mais visitados do Brasil e conta com diversos motivos para a sua proteção, os quais serão elencados ao longo deste trabalho. Por conta disso, torna-se extremamente necessário um estudo de caso e avaliação constante da forma como é tratado o controle da capacidade de carga do Parque, assim como os impactos positivos e negativos que são trazidos através desta técnica de manejo utilizada por eles.
Caracterização da Área Protegida e de suas Fragilidades
O Parque Nacional do Iguaçu foi o segundo Parque Nacional a ser criado no Brasil em 1939, através do Decreto Nº 1.035 para abrigar uma das maiores áreas remanescentes da Floresta Atlântica do Sul do Brasil (mais de 180 mil hectares), assim como sua rica biodiversidade, com diversas espécies de fauna e flora brasileiras, algumas delas ameaçadas de extinção como a Onça Pintada, o Jacaré de papo amarelo, a peroba rosa,