A EMPRESA CRIADORA DO CONHECIMENTO
As empresas inovadoras do século XXI, entretanto, devem lidar com mudanças constantes, responder rápido a essas mudanças, prospectar novos mercados,gerar novos produtos e dominar novas tecnologias. Assim, a vantagem competitiva passa a ser agora a capacidade de se renovar, de criar e lidar com novo conhecimento na forma de novos produtos e novos processos.
O conhecimento é frequentemente dividido em duas categorias:
Conhecimento explícito: é o conhecimento facilmente comunicável, registrado em livros, revistas, artigos e documentos de um modo geral. É fácil de articular, manipular e transmitir. Esse foi o modo dominante de conhecimento na tradição ocidental. Um exemplo de conhecimento explícito ocorre quando um operário pede explicações a um colega sobre como operar uma máquina ou quando consulta o manual de funcionamento dessa máquina para aprender a operá-la.
Conhecimento tácito: é o conhecimento que existe na cabeça das pessoas, obtido através da experiência que cada uma adquiriu ao longo de sua vida.O
Conhecimento tácito é subjetivo, sensível ao contexto, por isso difícil de formalizar e comunicar. É o conhecimento pessoal incorporado à experiência individual envolvendo fatores intangíveis como, por exemplo, crenças pessoais,“perspectivas naturalizadas”, intuições, emoções, habilidades. É considerado como um importante fator de competitividade entre as organizações.
Espiral do conhecimento: modelo de criação do conhecimento baseado nos quatro processos de conversão: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização. O conhecimento nasce no indivíduo e se espalha