Trabalho
1
Bases para o conhecimento de custos
OBJETIVO
O objetivo deste capítulo é apresentar os principais conceitos relacionados a custos, possibilitando ao leitor: identificar os métodos de custeio empregados na apuração dos custos; identificar os objetivos da contabilidade de custos; compreender o significado de custos e despesas; entender a terminologia aplicada; realizar a classificação dos custos.
1.1
Introdução
Os custos de uma empresa resultam da combinação de diversos fatores, entre os quais: a capacitação tecnológica e produtiva relativa a processos, produtos e gestão; o nível de atualização da estrutura operacional e gerencial; e a qualificação da mão-de-obra.
De modo geral, reflete nos custos uma série de variáveis, tanto internas como externas.
Entre as variáveis internas estão o modo de operar, os comportamentos e as atitudes. Entre as variáveis externas incluem-se o nível de demanda e os preços dos insumos.
Quanto mais estruturada for a empresa, melhores serão os resultados obtidos por meio de um sistema de custos.
Uma vez que estruturar um sistema de custos é um assunto que mistura metas simples e um tratamento de dados complexo, é necessário definir seus objetivos.
2
Custos
Uma empresa apura seus custos com vistas:
a. ao atendimento de exigências legais quanto à apuração de resultados de suas atividades e avaliação de estoques;
b. ao conhecimento dos custos para a tomada de decisões corretas e o exercício de controles. Para atender às exigências legais, a empresa precisa adequar seus métodos de apuração de custos aos princípios contábeis e estar em conformidade com as normas e as legislações vigentes. Já para a tomada de decisões, podem ser empregados quaisquer métodos de custeio capazes de fornecer informações que atendam às necessidades gerenciais da empresa.
1.2
Métodos de custeio
Os métodos de custeio determinam a forma de valoração dos objetos de custeio.1 Existem
diferentes