O conhecimento matemático e a educação matemática
_________________________________________________________
O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬
Atualmente, podemos perceber que a aceitação dos povos em relação à importância do conhecimento matemático, acontece sem nenhum conflito. E, chegamos até a acreditar que sempre foi assim, e que, a matemática sempre foi considerada uma das disciplinas mais importantes.
No entanto, a aceitação da importância da matemática passou por um longo processo, iniciando-se no séc. XVI:
Século XVI estimulado por grandes mudanças no mundo, o longo processo de aprofundamento do papel da matemática na vida do homem foi se ampliando, originando grandes transformações na ciência, fornecendo elementos fundamentais para uma nova ordem social;
Século XVII século da matematização das ciências. Os homens de ciência pouco a pouco vão se congregando em academias e sociedades científicas. O desenvolvimento do conhecimento matemático continua, tornando o papel da matemática cada vez mais preponderante. Em 1971, Condorcet propõe a reforma do ensino em que a matemática ganha a posição de disciplina principal, assim, o acesso ao conhecimento matemático torna-se direito de todos.
Século XVIII e XIX entre o final do séc. XVIII e durante todo o séc. XIX, intensos trabalhos no campo da matemática, a pressão exercida pela necessidade de clareza dos conteúdos transmitidos e pela valorização da matemática como modelo de pensamento racional, deram um impulso importantíssimo na evolução do conhecimento matemático.
Nesse período foi publicado o primeiro periódico dedicado à divulgação do conhecimento matemático. Criam-se condições objetivas para o surgimento da Didática da Matemática, que estariam: na relação professor-aluno, na mudança do papel do manual, na concepção de uma instrução geral e na caracterização da existência de um sistema escolar geral hierarquizado.
Infelizmente, alguns