Galileu
Simone LuccasI,1; Irinéa de Lourdes BatistaII
IGraduada em Matemática, doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente, Departamento de Matemática, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Cornélio Procópio, PR, Brasil.
IIGraduada em Física, doutora em Filosofia. Docente, Departamento de Física, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
RESUMO
Esse artigo apresenta um estudo a respeito das contribuições que o ensino de matemática pode proporcionar à formação de alunos de um curso do Ensino Superior na área de administração. O estudo discute como o ensino e a aprendizagem do conhecimento matemático podem subsidiar a formação de um administrador, não somente no sentido da compreensão do conhecimento matemático, mas, também, na análise de fenômenos ou problemas existentes em seu entorno sociocultural. A estruturação para o trabalho com o conhecimento matemático dá-se por meio de: um circuito epistemológico do conhecimento, que é proposto pela matematização horizontal e vertical; contextualização adequada de fenômenos da realidade; descontextualização do objeto matemático; e, por fim, recontextualização dessa estrutura em novas problemáticas, implicando necessariamente uma ação interdisciplinar.
Palavras-chave: Educação Matemática. Epistemologia. Interdisciplinaridade. Ensino Superior. Matematização
ABSTRACT
The paper presents a study about contributions that mathematics education with an interdisciplinary approach brings to an undergraduate course in the area of administration. Our study discusses how teaching and learning of mathematical knowledge can encourage an administrator in training towards understanding mathematical knowledge using an analysis of phenomena or problems existing in the socio-cultural environment. We propose that a structure