Sistemas distribuidos
Repostas:
1) Processo é o ambiente de execução de um programa dentro do computador. Esse ambiente é gerenciado pelo Sistema Operacional. 2) O conceito de processo é importante pois ele garante segurança, integridade e aproveitamento dos recursos do computador. O programa não pode ser gerenciado pelo SO, mas o processo pode. 3) Não. Pois o "Texto" do processo pode ser de reentrância, ou seja, ele pode ser comparilhado entre outros processos. Texto é a cópia do código binário do programa; texto nunca muda. 4) O processo é composto por: texto, dados, pilha e heap. 5) Contexto de hardware são os registradores dos processadores envolvidos com os processos.
Implementação: quando um processo sai do processador por algum motivo (preempção, I/O), o seu contexto é salvo em registradores, para que quando ele voltar ao processador, sua execução continue de onde havia parado. Ao mesmo tempo, outros registradores carregam o contexto do processo que vai ser executado neste instante. 6) Identificação, Quotas e Privilégios.
Identificação => PID e UID
Quotas => limites dos recursos
Privilégios => prioridade estabelecida ao processo
7) Espaço de endereçamento é o local dentro da memória principal reservado a um processo específico. Dentro do espaço de endereçamento temos: texto, dados, pilha e heap. 8) Utilizando os conceitos de Time-slice (fatia de tempo) e troca de contexto. Quando um processo atinge o limite do seu Time-slice, ele é retirado da memória para que outro processo possa ser executado. Quando um processo vai sair do processador mas ainda não terminou a sua execução, ele tem o seu contexto salvo em registradores. Quando ele volta para o processador, esse contexto é carregado. 9) - Novo, Pronto, Executando, Espera e Encerrado. 10) Processos Foreground necessitam da interação com o usuário através de uma shell ou de linha de comando. Processos Background são executados sem interação com o