Sistemas distribuidos
1
SISTEMAS DISTRIBUIDOS Caracterização de Sistemas Distribuídos: Os sistemas distribuídos estão em toda parte. A Internet permite que usuários de todo o mundo acessem seus serviços onde quer que possam estar. Cada organização gerencia uma intranet, a qual fornece serviços locais e serviços Internet para usuários locais e remotos. Sistemas distribuídos de pequena escala podem ser construídos a partir de computadores móveis e outros dispositivos computacionais portáteis interligados através de redes sem fio. O compartilhamento de recursos é o principal fator de motivação para a construção de sistemas distribuídos. Recursos como impressoras, arquivos, páginas web ou registros de banco de dados são gerenciados por servidores de tipo apropriado, por exemplo, servidores web gerenciam páginas web. Os recursos são acessados por clientes específicos, por exemplo; os clientes dos servidores web geralmente são chamados de navegadores.
2
SISTEMAS DISTRIBUIDOS Caracterização de Sistemas Distribuídos: A construção de sistemas distribuídos gera muitos desafios: Heterogeneidade: eles devem ser construídos a partir de uma variedade de redes, sistemas operacionais, hardware e linguagens de programação diferentes. Os protocolos de comunicação da Internet mascaram a diferença existente nas redes e o middleware pode cuidar das outras diferenças. Sistemas abertos: os sistemas distribuídos devem ser extensíveis - o primeiro passo é publicar as interfaces dos componentes, mas a integração de componentes escritos por diferentes programadores é um desafio real. Segurança: a criptografia pode ser usada para proporcionar proteção adequada para os recursos compartilhados e para manter informações sigilosas em segredo, quando são transmitidas em mensagens por uma rede. Os ataques de negação de serviço ainda são um problema.
3
SISTEMAS DISTRIBUIDOS Caracterização de Sistemas Distribuídos: Escalabilidade: um sistema distribuído é considerado escalável se