Galileu
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia
Tatiele Almeida Diorio
Síntese: A Razão, A Experiência e a Construção de um Universo Geométrico:
Galileu Galilei (1564-1642)
Rio de Janeiro / RJ
2013
O presente trabalho tem o propósito de realizar um exercício de síntese com base na obra de Maria Amália Pie Abib Andery: A Razão, a Experiência e a Construção de um
Universo Geométrico: Galileu Galilei. Que compõe o nono capítulo do livro “Para
Compreender a Ciência, uma perspectiva histórica”. Trata-se da abordagem dos seguintes assuntos: o desenvolvimento dos primeiros estudos de Galileu Galilei, passando pelas ideias percursoras da mecânica newtoniana até a defesa do sistema heliocêntrico. E ainda, sua contribuição para a construção da ciência moderna e da metodologia científica.
A autora inicia suas contribuições apresentando toda trajetória acadêmica e científica de Galileu Galilei. Desde seu ingresso na universidade de Pisa, seus primeiros estudos, publicações, teorias e seus diferentes campos científico de investigação – entre eles a mecânica e a astronomia. Na segunda parte, fala sobre aspectos da ciência moderna e as contribuições de Galileu e de outros autores para a construção das características desta ciência. Andery propõe uma análise histórica a partir de Galileu para a compreensão da ciência moderna.
Os primeiros estudos de Galilei deram-se no campo da matemática, a partir da leitura de Euclides e Arquimedes, aplicando métodos matemáticos ao estudo de problemas de balística, hidráulica e mecânica. Suas contribuições científicas neste campo de investigação levaram o a ocupar uma posição considerável na Universidade de Pisa. Segundo Andery
(1996, p.179) “suas conclusões sobre o peso específico dos corpos e sobre centros de gravidade de sólidos causaram admiração e foram responsáveis pela sua nomeação a matemático catedrático da Universidade de Pisa, em 1589.”
Neste período Galileu