custo de produçao da soja em 2012
11
Custo de Produção da Cultura da Soja Safra 2011/2012
Dirceu Luiz Broch1
Roney Simões Pedroso2
11.1. Introdução
Os sistemas de produção da atividade agropecuária cada vez mais requerem um grau de conhecimento técnico, econômico e administrativo para garantir melhores resultados e manterem-se competitivos com outros sistemas produtivos de oportunidade na região. Para isso, é preciso ter um planejamento mais amplo, que utilize as informações de mercado, gestão dos recursos, dentre outros, que contribuem para a tomada de decisão mais correta, melhorando assim a eficiência e a competitividade do setor produtivo.
O levantamento de custos de produção da soja auxilia a gestão da atividade do produtor rural, possibilitando analisar os componentes que envolvem a sua produção, o custo/benefício, tomada de decisões e identificar juntamente com as informações de mercado, os riscos e as oportunidades que a atividade apresenta ao longo dos anos.
Este levantamento foi realizado com base nos Custos Operacionais Variáveis, que são os diretamente ligados à produção de soja, como insumos, operações agrícolas, colheita e pós-colheita dos grãos.
Os Custos Operacionais Fixos consideram também a correção do solo, os custos fixos (instalações, benfeitorias, depreciações, energia elétrica, pró-labore do proprietário, despesas financeiras, despesas administrativas, impostos, aquisição de máquinas e equipamentos, assistência técnica), a remuneração sobre o capital fixo, a terra, além de outros fatores inerentes a cada propriedade.
Este trabalho tem por objetivo o levantamento do Custo Operacional Variável (Custeio) da soja convencional e transgênica na safra 2011/2012 e comparar a sua evolução ao longo das últimas safras no Estado de
Mato Grosso do Sul.
11.2. Custeio da soja convencional e transgênica, safra 2011/2012
Neste levantamento os custos com Insumos foram obtidos através da média de preços em cotação