Cenário da Soja 2013-2014
1. INTRODUÇÃO
A pesquisa realizada descrita neste trabalho tem a finalidade de justificar o tema escolhido, mostrando os objetivos e as variáveis que julgamos necessárias para a demonstração de um cenário macroeconômico na produção e comercialização da soja no Brasil e no mundo.
2. OBJETIVOS
Apresentamos a seguir os objetivos gerais e específicos deste trabalho.
3. OBJETIVO GERAL
A criação de um cenário macroeconômico que está inserido a soja, os impactos, produção, industrialização, importação e exportação no Brasil e no mundo.
4. OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
Comentar sobre as variáveis estudadas, com vistas ao entendimento dos impactos de cada uma delas no cenário econômico. Seguiremos a estrutura abaixo explanando cada variável:
Taxa de Câmbio
Inflação
Clima
Infraestrutura
Relação oferta x demanda
5. DESENVOLVIMENTO
A soja pertence à família das oleaginosas, que tem como principal característica a presença de óleo vegetal e um alto teor de proteínas, que proporciona uma extensa cadeia para o seu processamento, visando principalmente à produção de óleo e farelo.
A múltipla utilização da soja é comprovada pelo fato de ser o grão mais cultivado e consumido no mundo, e que basicamente origina-se dois subprodutos, farelo de soja, destinado quase que exclusivamente ao consumo animal, e o óleo, de uso ao consumo humano.
Diante desta importância a produção de soja tem tido uma participação fundamental no agronegócio mundial, fundamentada pelos sucessivos crescimentos. É
2
possível citar alguns fatos que contribuem para este crescimento, como o aumento na produtividade através da implementação de novas técnicas e o uso de tecnologias de última geração, fortalecimento do comércio internacional, aumento da demanda na utilização para fins de produção de origem animal, aumento populacional e a consequente demanda por alimentos.
A área plantada em todo o mundo passou de 96,34 milhões de hectares na safra
2008/2009 para 108,55