PSICOLOGIA CONTRUTIVISTA
CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADE DE LIQUÍDO Nas experiências de conservação de quantidade, todas as respostas obtidas foram compatíveis com as de uma criança de 9 anos, segundo as análises de Piaget, em que após os 7 anos a criança deveria perceber que o liquido era o mesmo, mas em recipientes diferentes. Ou seja, a criança respondeu que foi a mesma quantidade colocada no copo e na taça. Então é igual. Antes dos 7 anos, a criança não consegue verificar que ambos tem a mesma quantidade de liquido.
INCLUSÃO DE CLASSES
A 9, 10 anos a criança compreende as relações entre um conjunto de objetos e seus subconjuntos. O objetivo do teste das flores é avaliar a capacidade de entender que tanto tulipas quanto rosas pertencem à mesma classe de flores. As crianças não entenderam que tanto as rosas quanto as tulipas são flores, suas respostas não foram compatíveis com respostas para essa idade.
CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADE DE MATÉRIA
Objetivo é avaliar a maneira com que a criança distingue a quantidade de matéria em formas distintas. A partir dos 7 anos, a criança possui uma percepção maior, tendo respostas mais concretas quanto á quantidade de cada figura. Apenas a segunda criança, Maria de Santana que obteve a resposta de acordo com sua idade. As outras crianças tiveram respostas de crianças de 5, 6 anos, onde ela nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes, não relacionando as situações.
CONSERVAÇÃO ESPACIAL
Nesta fase quando afastamos as moedas a criança tem a percepção mais apurado de tamanho do que quantidade. As crianças responderam de acordo com o estado conservativo, onde a criança já possui alguma noção de quantidade, e até justifica o óbvio.
6.Considerações Finais
Através da aplicação das provas piagetianas tivemos a oportunidade de conciliar teoria e prática, observando nitidamente os estágios do desenvolvimento cognitivo desenvolvidos por Piaget, relacionando o