As 5 fases do luto de Kubler
INTRODUÇÃO O presente texto expõe um breve resumo da biografia de Jean Piaget e ressalta a importância das contribuições do seu pensamento científico e das suas teorias.
Durante sua carreira enveredou-se pelas pesquisas biológicas e logo em seguida, estendeu-se por uma linha de raciocíonio dos estudos das estruturas intelectuais e do conhecimento. Participou de congressos polêmicos e debates públicos. Foi um personagem destacado pela forma empenhada, crítica, sistemática, interdisciplinar e criativa como orientou as suas investigações. Piaget começou a publicar aos 11 anos e publicou mais de 50 livros.
JEAN PIAGET
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suiça, em 9 de agosto de 1896. Filho de uma família rica e culta esboçou interesse em questões científicas desde 7 anos de idade. Formou-se em biologia e, durante sua juventude, se interessou pela psicanálise e psicoterapia, devido a problemas familiares. Enquanto biólogo foi influenciado pelas teorias evolucionistas, principalmente a Lamarckiana, que afirmava que as aprendizagens e comportamentos adquiridos pela cultura são transmitidos geneticamente. Paulatinamente, Piaget afasta-se dessa teoria, formulando o interacionismo – corrente epistemológica que afirma que o conhecimento é resultado da interação do sujeito com o meio, sendo que um afeta o outro simultaneamente. É importante ressaltar que Piaget não desconsidera a base maturicionista para a aquisição do conhecimento, mas a relativiza.
Piaget parte do pressuposto que o conhecimento de uma ciência vem do conhecimento de outra, pois nenhuma se sobrepõe à outra, mas o conhecimento é circular e uma ciência serve de modelo explicativo para outra. Para Piaget, o estudo do conhecimento está relacionado com o desenvolvimento e denominou a expressão Epistemologia Genética para entender o conhecimento. A Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de