Análise Crítica do filme Golpe do Destino
PSICOLOGIA HOSPITALAR
FÁTIMA LEONARA FEITOSA LEITE
THAMYRES DIONISIO DA SILVA
RESENHA CRÍTICA DO FILME: GOLPE DO DESTINO.
JUAZEIRO DO NORTE
2015
FÁTIMA LEONARA FEITOSA LEITE
THAMYRES DIONISIO DA SILVA
TEXTO SENTIDO DO FILME “UM GOLPE DO DESTINO”
Trabalho apresentado como nota somatória da av1 da disciplina de Psicologia Hospitalar da Faculdade
Dr. Leão Sampaio.
Orientador: Indira Siebra
JUAZEIRO DO NORTE-CE
2015
1 INTRODUÇÃO
The Doctor, em seu título original, é um filme americano com direção de Randa Haines, que conta a história de Jack (Willian Hert) um renomado médico que costuma manter-se distante de seus pacientes, preocupando-se apenas em tratar a doença.
Entretanto Jack recebe o diagnóstico de câncer de laringe, e dentro do mesmo hospital, acaba ocupando o lugar de paciente e médico. Durante o período em que esteve doente, o protagonista observou a prática dos seus colegas médicos, tão frios e distantes quanto ele durante o tratamento dos pacientes. Ironicamente, Jack é atendido por uma médica que, assim como ele, não é empática.
As vivências de Jack com a doença, como paciente do hospital, com a equipe médica e com outros pacientes com câncer, entre June Ellis (Elizabeth Perkins) paciente com câncer terminal no cérebro) com quem fez uma forte amizade, fizeram com que o médico mudasse sua postura, tornando-se um profissional mais humanizado e empático.
Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em fazer uma análise crítica do filme “Golpe do Destino” abordado como se estabeleceu no enredo a relação do médico com o paciente e a família, a relação do paciente com sua doença, questões referentes a humanização na saúde e a morte, seja ela real ou simbólica. As análises serão pautadas em um referêncial teórico onde serão enfatizados autores como Elisabeth Kübler-Rosse e Angerami-Camon, visto que esses autores discorrem satisfatoriamente