Relatório do Filme Zeitgeist
Disciplina: Filosofia
Relatório do Filme Zeitgeist - O filme
Zeitgeist - O filme foi produzido em 2007 por Peter Joseph, no qual aborda diversas questões com o complexo intuito de uma análise crítica sobre as religiões e as comparações entre os considerados “Mestres” religiosos; divulgar a luta pela hegemonia e poder através das guerras, assim como, os malefícios do consumismo, da influência capitalista, exploração irracional do meio ambiente e outros problemas contemporâneos que influenciam para uma crise social em todo o mundo.
Esses temas nos levam ao longo do filme a um misto de pensamentos, de forma mais crítica, mas também com um novo olhar para situações que passavam despercebidas, fossem por falta de conhecimento aprofundado ou até mesmo devido à alienação a qual ativamente somos submetidos no nosso dia a dia.
O filme é dividido em três partes: PARTE I – A MAIOR HISTÓRIA DE TODOS OS TEMPOS; PARTE II – O MUNDO TODO É UM PALCO; PARTE III –NÃO OBEDEÇA AOS HOMENS ATRÁS DAS CORTINAS. Mesmo com tal divisão, ele proporciona as relações entre as mesmas, fazendo com que viajemos até um passado de situações históricas marcantes, assim como analisar o agora globalizado de forma comparativa. Além disso, o filme é baseado em dados históricos e pesquisas científicas, quebrando por certas vezes paradigmas já estabelecidos em sociedade, principalmente de cunho religioso e político.
A palavra Zeitgeist é de origem alemã e pode ser compreendida como “o espírito do tempo” ou “espírito da época”, ou seja, o conjunto de todo o conhecimento humano acumulado ao longo dos tempos. Em suma, é o avanço intelectual e cultural de uma sociedade em dado momento no tempo.
Ao meio como lidamos com a intuição, denominamos espiritualidade. Para os teístas, há noção de apego a um conceito, ou seja, determinado ato é considerado aceitável ou não para um principio divino. Já na tradição não-teísta, o