Relatório do filme zeitgeist – moving forward
Psicologia Aplicada às Organizações
Prof. Débora Prado
Relatório do filme Zeitgeist – Moving Forward
Alunos: Amanda Gomes, Karina Monteiro, Lara Furtado, Laura Carraro, Rafael Ferreira, Tamyres Pereira.
Parte 1
Através do filme pudemos notar que o comportamento agressivo ou violento das pessoas na idade adulta é conseqüência de abusos sofridos na infância. Várias pesquisas demonstram que as crianças que não receberam carinho e atenção de seus pais ou familiares antes mesmo do nascimento, de acordo com o comportamento dos pais e o meio em que vivem, até à adolescência têm esse tipo de atitude. O toque humano é essencial para o desenvolvimento humano.
Podemos relacionar essa parte do filme ao que vimos em sala de aula. O Efeito Modelador, aquisição de um novo comportamento como resultado da observação de um modelo, e a Imitação, comportamento que ocorre em função da observação de um modelo, são diretamente ligados aos comportamentos vistos no parágrafo anterior.
Parte 2 No filme são retratados os efeitos negativos que o dinheiro e o poder (princípio do capitalismo) acarretam na sociedade. As pessoas nunca estão satisfeitas com o que tem e buscam estar sempre comprando mais, até que atinjam um ponto onde a vida não tem mais sentido. O consumo faz a economia girar, empregado, empregador e consumidor formam mercado de consumo cíclico. Esse mercado é sustentado pela concorrência mercantil: criar o melhor produto pelo menor preço. Podemos relacionar esse comportamento ao Efeito Eliciador, comportamento imitativo no qual o observador se comporta para ser “parecido” com o modelo. Consumismo, bens materiais e a influência da propaganda, condicionam o ser humano a querer sempre