Trabalho Fundamentos literários da cultura brasileira
FACULDADE DE LETRAS
UM DIÁLOGO ENTRE A POBREZA REPRESENTADA NA POESIA DE FERREIRA GULLAR E NO FILME TERRA EM TRANSE
Por
Jéssica Villela de Almeida
DRE: 107365541
Trabalho apresentado ao Prof.Luis Alberto, na disciplina de Fund.Bras.II.
2º semestre de 2010
RESUMO
O presente trabalho tem como proposta avaliar a relação que se estabelece entre poemas que compõe a coletânea publicada entre 1962 e 1975 (intitulada Dentro da Noite Veloz) de Ferreira Gullar, a exemplo: “Homem comum”, “Não há vagas” e “A bomba suja”; com o filme de Glauber Rocha, “Terra em Transe”, que estreou em 1967. Tal relação busca expor, através de um levantamento do contexto histórico referente ao período de publicação das referidas obras, o caráter de denúncia social presente nas mesmas, almejando, dessa forma, problematizar a proposta presente na arte, bem como, tornar evidente o lugar e a voz da população brasileira mais pobre, em relação à estrutura da sociedade brasileira desse período.
Palavras-chave: Pobreza, sociedade e criação artístico-literária; Linguagem poética e linguagem cinematográfica; Ferreira Gullar; Glauber Rocha; Denúncia social.
SUMÁRIO
1
O CONTEXTO HISTÓRICO E A CRIAÇÃO DO CINEMA NOVO
4
2
UMA LEITURA DE “TERRA EM TRANSE”, DE GLAUBER ROCHA
5
3
O CARÁTER ENGAJADO PRESENTE NA POESIA DE FERREIRA GULLAR
7
4
UM DIÁLOGO ENTRE “HOMEM COMUM” E “TERRA EM TRANSE”
8
5
CONSIDERAÇÕES FINAIS
10
6
REFERÊNCIAS
11
1 - O CONTEXTO HISTÓRICO E A CRIAÇÃO DO CINEMA NOVO
Analisando a situação de conflitos políticos que dividiu a sociedade brasileira na década de 60, e o caráter repressivo da política militar nacional, fica difícil compreender como a expressão literária e cultural do período pode se fazer presente e, como afirma Daniel Pecaut, inserir-se em um processo evolutivo. Apesar de