Galileu
FREI DIEGO HENRIQUE
PENSAMENTO FILOSÓFICO DE GALILEU GALILEI
PONTA GROSSA
2014
FREI DIEGO HENRIQUE DOS SANTOS
PENSAMENTO FILOSÓFICO DE GALILEU GALILEI
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de história da filosofia moderna do Instituto de Filosofia e Teologia “Mater Ecclesiae”
Do professor Frei José Ferreira
PONTA GROSSA
2014
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo contemplar características filosóficas no pensamento de Galilei Galileu destacando também a oposição do seu pensamento com o pensamento Escolástico (Aristotélico Tomista).
GALILEU GALILEI
Galileu Galilei Nasceu no dia quinze de 1564. Seu Pai tinha o desejo que ele fosse médico, por isso o mandou para Pisa para estudar, é então matriculado no ano de 1581. Porém, o Jovem Galileu se interessava mais por física e matemática. A pretensão dele também deixou descontente seu professor Orazio Morandi, que queria que ele seguisse a carreira artística. Quatro anos depois se dedica exclusivamente a matemática, abandonando assim os estudos de medicina.
Em 1592 é chamado para lecionar em Pádua, e permanece lá por dezoito anos, até o ano de 1610.
Em 1613 e 1615 Galileu Galilei então escreve as quatro famosas cartas copernicanas sobre a relação de fé e ciência, destinadas a determinadas pessoas: uma a seu discípulo,o Benedito Benedetto, duas a dom Piero Dini; e uma a senhora Cristina de Lorena, grã-duquesa de Toscana.
Foi denunciado ao santo ofício e processado em Roma no ano de 1616. É proibido de lecionar, ou defender seja com palavras ou com escritos a teoria de Copérnico. Foi processado pela segunda vez em 1633, pois enganou o padre Riccardi que deu o imprimatur ao Diálogo, livro acusado de ser uma afronta a doutrina e que, além disso, desacreditava a autoridade do Papa. é condenado e forçado a abjurar. Parte do texo que Galileu abjurou: