O conhecimento: conceito, tipos e influências no meio acadêmico
Matheus Araújo Brito Santos Lopes
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de estudar, por meio de revisão bibliográfica, o conhecimento através da história, o conhecimento científico e trabalho acadêmico, assim como o que deve ser levado em consideração para produzi-lo e sua influência no meio acadêmico.
Palavras-chave: Conhecimento. Ética. Conhecimento Científico. Trabalho acadêmico.
1 INTRODUÇÃO
O conhecimento é tido como uma ferramenta importante na formação de novas concepções na sociedade atual. Ele pode ser produzido de várias formas e pode gerar vários questionamentos que levam às pessoas a irem atrás de uma resposta a fim de sanar a dúvida gerada pelo mesmo. Durante o processo histórico da sociedade, vários estudiosos definiram o conhecimento, entre eles está Garcia (1997), o conhecimento é uma forma de estar no mundo. E no seu processo de aquisição, o homem percebe que ele é um ser em constante construção, um ser em constante mutação e que pode ser melhorado diariamente se este estiver aberto à realidade refletindo na formação de vários tipos de conhecimento.
Dentre os conhecimentos, o empírico, o filosófico, o teológico e o científico junto com a moral e a ética, contribuem para a formação do conhecimento no mundo acadêmico atual. Contribuindo com a sociedade, facilitando descobertas, incentivando novas pessoas a irem atrás de novas descobertas e experiências. Daí a importância de se estudar o conhecimento, pois para a vida acadêmica é necessário que o aluno tenha um espírito crítico-científico, para que possa iniciar e levar avante sua produção intelectual.
2 O CONHECIMENTO
2.1 O que é conhecimento?
O conhecimento é um instinto inerente que vêm da natureza humana. Toda experiência, externa ou interna, que acontece com o homem, desperta nele um sinal do que aconteceu, formando assim a forma mais simples do pensamento. Ou seja, o conhecimento é a relação que se