143 290 1 SM
NAS RELAÇÕES HUMANAS NAS ORGANIZAÇÕES
Fabio Nascimento Gonçalves 1
Ana Maria de Souza2
Ana Paula de Souza²
Clesiane Rodrigues Araujo²
Ezequiel Coelho de Souza²
Flaviana Borges de Oliveira²
Jadson do Nascimento Machado²
RESUMO
A gestão de mudanças nas organizações ocorrem cada vez com maior rapidez e flexibilidade, diante deste fator é importante avaliar e estudar as influencias das mudanças no ambiente de trabalho e nas relações humanas. Qualquer tipo de mudança, por menor que pareça, provoca alterações nas rotinas de trabalho por isso é preciso saber gerenciar os processos de mudanças e principalmente entender sua interferência nas relações interpessoais e principalmente o papel do gestor para gerenciar estas questões. Este é um assunto que as empresas devem encarar como um processo que necessita de gerenciamento para aproveitar as melhores oportunidades e obter os melhores resultados. A partir das pesquisas feitas com GIL(2002), FERREIRA (2009), FRIEDMAN (2010),et al.
MARX(1983) KOSIK (1986), Gramsci (1978),et al, percebe-se as mudanças interferem no ambiente de trabalho e principalmente influenciam nas relações humanas nas organizações, o gestor deve implementar estratégias de gerenciamento que possibilitem neutralizar os conflitos que ocorrem devido aos processos de. O artigo destaca a importância da gestão e os processos de mudanças nas organizações, as principais dificuldades do capital humano em lidar com os processos de mudanças e a influencia do processo de mudanças no ambiente de trabalho e no fator produtividade.
Palavras-chave: interpessoais; gerenciamento; relações humanas e mudanças.
INTRODUÇÃO
Mudança tem como conceito geral, a saída de uma situação atual para entrar em uma nova situação, isto é, o processo de transformação, adequação, modificação dos diversos acontecimentos existentes no nosso dia a dia, diferente dos acontecimentos já existentes. Podemos considerar as variáveis: