Artigo Paulo
Fabíola Mendonça de Souza Universidade Federal Campina Grande-UFCG
Resumo:
O presente artigo tem o objetivo de analisar em nosso país uma educação de qualidade em toda a sua cadeia, que permita aos nossos jovens um bom aprendizado. Precisamos estimular os talentosos, bem formados e comprometidos com o desenvolvimento do nosso país para ingressarem na carreia acadêmica e assim preparar para o mercado de trabalho. Para que isto ocorra é necessário que os gestores que definem as nossas políticas educacionais criem as condições necessárias e suficientes para que a educação neste país possa cumprir realmente as suas metas.
Palavras - chaves: educação; aprendizado; desenvolvimento; ensino.
1. Introdução:
Podemos destacar a preocupação com a educação e a sistematização de um ensino público de qualidade. Tendo como ponto de partida essas discussões como uma possibilidade de instrumento de análise para compreender o desenvolvimento do país. Dessa forma, torna-se pertinente compreender a análise feita sobre a necessidade e a importância do ensino no Brasil e como o mesmo entendia a sua inserção no âmbito escolar.
Segundo informações de pesquisa realizada no nordeste brasileiro, especificamente no estado do Ceará, que parte das crianças estava concluindo o 9° ano do ensino fundamental com nível de 5° ano. Chegava ao 3° ano sem saber ler, escrever e contar, ou seja, não conseguiam o mínimo exigido na conclusão de sua escolaridade. Aliado ao baixo rendimento escolar, outras questões, como evasão, repetência, dificuldade de aprendizagem, compõem o quadro do que se convencionou chamar de fracasso escolar. Essa situação é passível de mudança e parte da resposta nós podemos encontrar nas experiências desenvolvidas nas universidades, nas escolas, e nas próprias intervenções das secretarias de educação. Em algumas dessas instituições existem atividades sistematizadas com êxito, desenvolvidas e acompanhadas pedagogicamente a cada