Motor mcc
O motor com rotor bobinado trabalha em rede de corrente alternada trifásica. Permite um arranque vigoroso com pequena corrente de partida. Ele é indicado quando se necessita de partida com carga e variação de velocidade, como é o caso de compressores, transportadores, guindastes e pontes rolantes.
Situações que exijam um alto conjugado de partida, uma diminuição da corrente de partida e o controle da velocidade do motor, podem ser cumpridas utilizando-se um motor com rotor bobinado, controle da tensão do rotor, no qual se tem acesso ao enrolamento do rotor.
Figura 1 - Controle da velocidade através da resistência do rotor
Em uma máquina de rotor bobinado, uma conexão trifásica de resistores externos pode ser feita aos anéis, como mostrado na Figura 1. O torque desenvolvido pode ser variado através da variação da resistência R_x. Se R_x for referida ai enrolamento do estator e somada a R_r, a Eq.1 pode ser aplicada para determinar o torque desenvolvido. As curvas características típicas de torque-velocidade para variações na resistência do rotor são mostradas na Eq3. e Figura 1b. Esse método aumenta o torque de partida, além de limitar a corrente de partida, conforme pode ser observado na Eq. 2, entretanto haverá desequilíbrio nas tensões e correntes se as resistências no circuito do rotor não forem iguais. Uma máquina de indução de rotor bobinado é projetada para ter baixa resistência de rotor de tal forma que a eficiência de operação seja elevada e o escorregamento à plena carga seja baixo. O aumento na resistência do rotor não afeta o valor do torque máximo, mas aumenta o escorregamento no torque máximo. Devido à disponibilidade dos enrolamentos do rotor para a variação da resistência deste, a máquina de rotor bobinado oferece maior flexibilidade para o controle. Mas há um aumento do custo e necessidade de manutenção devido aos anéis e escovas. A máquina de rotor bobinado não é tão amplamente utilizada quanto à máquina de rotor em gaiola.