Máquinas Elétricas
EN2711 – Máquinas Elétricas Roteiro do laboratório – Experimento II
MÁQUINA DE CORRENTE CONTÍNUA: MOTOR
Entrega do relatório: equipes com 6 integrantes (máximo).
Legenda:
Itens com ■ não é necessário resolver durante a aula de laboratório.
Itens com ▲ necessário anotar ou medir durante a aula de laboratório.
Lista de materiais:
01 conjunto de máquinas (máquina de corrente contínua + máquina síncrona)
01 variador de tensão trifásico
01 variador de tensão monofásico com saída retificada
01 fonte de corrente contínua 30 V, 3+3 A
07 multímetros
01 tacômetro
01 carga resistiva
Introdução
Os motores de corrente contínua são conhecidos pela facilidade de controle de torque e rotação. Esta característica do motor pode ser avaliada com a curva de torque por rotação, que será obtida neste experimento para alimentação de campo independente e auto-alimentação série.
Neste experimento a carga mecânica do motor c.c. será o gerador síncrono (GS), que à medida que fornece maior potência elétrica à carga elétrica, solicita maior potência mecânica do motor c.c.
Procedimentos e cuidados com o motor c.c. para alimentação independente: Na partida, o campo do motor c.c. deve ser alimentado antes do enrolamento de armadura. Para desligar o motor c.c. a corrente de armadura deve ser zerada antes da corrente de campo.
Objetivo: (i) avaliar o desempenho do MCC com alimentação independente com diferentes correntes de campo; (ii) avaliar o desempenho do MCC série.
1) ▲ Com um ohmímetro, meça e anote as resistências de todos os enrolamentos da máquina de corrente contínua, ou seja, a resistência da armadura (Ra), resistência do campo série (Rserie) e do campo derivação (Rf).
Ra=___________ Rserie=___________ Rf=___________
MOTOR C.C. COM EXCITAÇÃO INDENPENTE
Neste experimento o gerador síncrono será empregado como carga mecânica do motor c.c., conforme apresentado na Figura 1, para a