planejamento
Planejamento é um processo, continuo e dinâmico, de reflexão, de tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento (...),enquanto processo, é permanente. (VASCONCELOS, 2006. Apud AIRES 2009)
É sabido que para que as funções da escola sejam realmente efetivadas é necessário um bom planejamento, que de acordo com Líbaneo (1994) é a convicção segura da direção que se pretende dar ao processo educativo de nossa sociedade.
Atualmente, os princípios democráticos e de participação dos cidadãos nas decisões que envolvam suas necessidades são recorrentes e percebidos nas mais diversas áreas.No contexto da educação, principalmente através da elaboração do Planejamento Participativo, a gestão escolar se realiza de maneira democrática, objetivando atender às demandas sociais da comunidade na qual a escola está inserida, pois o processo educativo se dá ligado diretamente a esta contextualização social.
O planejamento Participativo pretende ser mais do que uma ferramenta para a administração. Segundo Gandin (2001, p. 87)
Parte da idéia que não basta uma ferramenta “para fazer bem as coisas” dentro de um paradigma instituído, mas é preciso desenvolver conceito, modelos, técnicas, instrumentos para definir as “coisas certas” a fazer, não apenas para o crescimento e a sobrevivência da entidade planejada, mas para a construção da sociedade.
É neste sentido que se estabelece a relação entre o planejamento escolar e a transformação social, pois a ação de planejar inclui uma intencionalidade. Estabelecidos metas e objetivos a serem alcançados, consequentemente o planejamento ganhará corpo na construção de valores, deconceitos de novos sentidos e horizontes que se concretizam no processo da formação e na constituição de uma sociedade. Portantocaminho de transformaruma realidade pode ser trilhado através do Planejamento.
De acordo com Libâneo, (2001) cabe àqueles que fazem parte da comunidade escolar o papel de discutir os caminhos que a escola tem de