Estudo de caso
COORDENADORIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: GESTÃO MERCADOLÓGICA I
Prof..: João Alfredo de M. Uchôa
Estudo de Caso 4 – “Swatchmobile: É a hora certa para carros pequenos? “
Se alguém lhe perguntasse o que um relógio Swatch e um automóvel Mercedes-Benz têm em comum, você provavelmente responderia: “não muito”. Você poderia até pensar que a pergunta fosse o início de uma anedota. Afinal, o Swatch é um relógio de moda, descartável, na faixa de 35 a 50 dólares, com peças de plástico e fabricado em linhas de montagem. A Mercedes, ao contrário, orgulha-se de fabricar os “carros mais bem projetados e construídos do mundo” — máquinas de grande complexidade, projetadas por engenheiros que não medem esforços nem dinheiro e tampouco fazem concessões.
Um casamento inverossímil
Bom, tudo isso é verdade, mas , na verdade, a Swiss Corporation for Microeletronics and Watchmaking Industries (SMH) e a Mercedes-Benz têm uma coisa em comum — o Swatchmobile. Em 1994, as duas empresas anunciaram que desenvolveriam em conjunto um carro inovador, subcompacto, econômico, projetado para alcançar velocidades de até 150 quilômetros por hora com um consumo de 30 quilômetros por litro e ao preço de aproximadamente 10 mil dólares. A idéia por trás dessa joint venture era combinar a experiência e o conhecimento da Mercedes no projeto e fabricação de automóveis com a experiência e o conhecimento da SMH na microtecnologia e na produção automatizada.
Na prancheta
O conceito do Swatchmobile resultou do trabalho de dúzias de engenheiros em jeans e camisetas que trabalharam sem descanso dentro de uma garagem secreta em Biel, na Suíça. Conceberam um carro de dois lugares, que combinaria as características de segurança do Mercedes com o modismo de um relógio Swatch. Além de alcançar altas velocidades com grande economia de combustível, o Swatchmobile seria 20 por cento menor do que um carro