Gerenciamento de escopo
• proporciona um referencial para a gestão de organizações, na forma de um modelo completo e reconhecido mundialmente;
• é atualizado anualmente com base em práticas de gestão de organizações de Classe Mundial;
• é direcionado aos resultados do negócio;
• não indica formas preestabelecidas de implementação;
• promove o aprendizado organizacional;
• enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico; e
• permite um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão.
FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA
Pensamento Sistêmico: Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
Aprendizado organizacional: Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
Cultura de inovação Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.
Liderança e constância de propósitos: Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas.
Orientação por processos e informações: Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.
Visão de futuro: Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando a sua perenização.
Geração de valor: Alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da