Gerenciamento de escopo
Programa: É um grupo de projetos gerenciados de maneira coordenada para a obtenção de benefícios que não poderiam ser alcançados se gerenciados individualmente. Ex.: Programas sociais, aeroespacial. Podem conter elementos presentes em operações continuadas.
Portfólio: É um conjunto de projetos e/ou programas agrupados para facilitar o gerenciamento e a coordenação do trabalho de modo a potencializar o alcance de objetivos estratégicos.
Processo: Fluxo de atividades.
Gerenciamento de Projetos: É a aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos.
Habilidades do Gerente de Projetos: Liderança, comunicação, negociação, resolução de problemas e influência na organização.
Patrocinador do Projeto: O Sponsor é a pessoa que dá cobertura política e fornece apoio ao projeto. Auxilia a fixação da autoridade do Gerente de Projetos.
Stakeholders: São indivíduos e organizações envolvidas no projeto, ou aqueles cujos interesses podem ser afetados positiva ou negativamente no decorrer do projeto, ou mesmo, após sua conclusão.
Fatores de sucesso dos projetos: Suporte executivo, envolvimento do usuário, experiência ou capacitação da equipe do projeto, objetivos claros e escopo bem definido.
Departamentalização Funcional: Os gerentes e responsáveis não tem disponibilidade para atuar em projetos. A necessidade principal da empresa é o suporte ao processo produtivo. A autoridade do gerente funcional é superior à autoridade do gerente de projeto.
Departamentalização Matricial: Há a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. A responsabilidade é compartilhada e exige um alto grau de entrosamento e capacidade de improvisação na solução de problemas. A grande dificuldade é definir claramente as atribuições e autoridades de cada elemento, evitando conflitos.
Organização Projetizada: Os