Gerenciamento de escopo
Deixar bem claro para o cliente o que faz parte do escopo, documentar, fazer a listagem do projeto.
Projeto selecionado de acordo com uma estratégia
Vantagem competitiva sustentável
Clientes internos por definição é o cliente mais complexo que vc pode ter, pois está dentro da sua organização, clima de briga pelo poder.
Cliente externo e fornecedor externo, CNPJs diferentes, acaba existindo uma relação não tão aberta, o 1º momento é de definição de como será o relacionamento. Fazer uma formalização com o projeto, desde o inicio, definição de proposta, alinhar e validar o que está escrito; alinhamento de expectativas que podem gerar ou não novos requisitos.
WBS chart pro – software
Patrocinador ou cliente interno autoriza o projeto, normalmente da mais dificuldade para iniciar , é preciso definir bem o termo de abertura, documento que faz a conexão entre o projeto e as estratégias.
GP: pelo PMBOK, não participa do TAP: justificativa do projeto, grau de autoridade e responsabilidade que o GP tem.
O TAP é que ajuda no Gerenciamento do Projeto, na na definição do impacto a ser absorvido, não precisa ter mais de uma pagina, estipula tempo e custo.
Entender a capacidade de seus recursos e saber otimizar de acordo com suas competências.
Premissa é incerto, restrição = certo. É uma Opção. definir, documentar e validar as premissas constantemente, durante o projeto.
Restrições: tudo o que é definido como condição do projeto. É uma Obrigatoriedade.
Todos os REQUISITOS ou características do produto são referentes ao escopo do PRODUTO.
Força com que impacta no projeto é que vai definir se é uma premissa ou uma restrição. Restrições = obrigatórias, premissa =