O conceito do que é um dispositivo em Agamben
Agamben em seu livro o que é um contemporâneo? e outros ensaios, faz uma critica aos dispositivos que regulam o funcionamento da sociedade,em sua concepção o que se tem nas sociedades são sujeitos aprisionados que apenas seguem um comando de obediência, que sujeitaram as suas independências aos dispositivos. A obra é composta por três ensaios sendo o primeiro o que é um dispositivo ? o que é o contemporÂneo? o amigo.
Agambem no ensaio o que é um dispositivo vai abordar o tema dispositivo, que é encontrado na obra de Foucault como a rede que se estabelece entre os conjuntos heterogêneos, lingüísticos ou não lingüísticos: Discursos, instituições, edificações, leis, medidas de polícia, proposiçõces filosóficas etc. O dispositivo em sim mesmo é a rede que se estabelece entre esses elementos (FOUCAULT apude AGAMBEM, pág 29). Ou seja, tudo que está no âmbito de uma rede de poder que rege a sociedade.
Agambem aponta autores como Hegel e Hyppolite que se utilizaram do termo estratégico “positividade” da qual provém o termo positivo, essa positividade é ligada a religião, que segundo Hegel existe uma religião natural e religião positiva ou histórica e estas são opostas, sendo a segunda o conjunto de crenças e ritos que é imposto aos indivíduos pelo exterior e vão estar ligados em uma relação de comando e de obediência. Em Foucault este termo que ele toma emprestado que mais tarde se transforma em “dispositivo” vai explicar essa relação entre os indivíduos como seres viventes e o elemento histórico.
O elemento histórico é o “conjunto das instituições, dos processos de subjetivação e das regras em que se concretizam as relações de poder”. (AGAMBEM, pág 32). Agabem partindo desse conceito Foucaultiano vai adotar o termo dispositivo para explicar e defini-lo como qualquer coisa que tenha de algum modo