A busca pela excelência no atendimento
É impossível imaginar qualquer atendimento ao cidadão/usuário do SUS sem que haja um mínimo padrão de qualidade. É fundamental compreender que atender ao usuário com qualidade não se resume apenas a tratá-lo bem, com cortesia. Mais do que isso, significa acrescentar benefícios aos serviços, com o objetivo de superar as suas expectativas. A excelência no atendimento se traduz pela busca da união de tecnologias
(TM + TV), com a oferta de informações corretas, completas, atualizadas e compreensíveis, de modo que sirvam de referência para que todos falem
“a mesma língua” e haja a satisfação das necessidades do usuário.
A implantação de um serviço de atendimento de qualidade orientado ao cidadão necessita de um absoluto comprometimento da instituição – hospitais universitários, a começar por aqueles que determinam os rumos e as estratégias maiores – Ebserh Sede, ou seja, o mais alto nível da administração. Esta, não deve ater-se ao ordenamento mas, também, ao processo de construção compartilhada com o propósito de orientar sua equipe multidisciplinar para abordagem metodológica baseada em linhas de cuidado.
A concessão de maior autonomia e apoio ao pessoal da linha de frente, assegurando a perfeita coordenação e interação entre todos os setores/órgãos, é algo de extrema relevância, assim como o constante estímulo ao treinamento, à capacitação de todos aqueles que têm contato direto com o público externo – o cidadão usuário do SUS e a busca incessante por novas tecnologias duras.
Como qualquer outra organização, a Empresa Brasileira de Serviços
Hospitalares – Ebserh, vem buscando formas mais adequadas e eficientes de atender a esse público, procurando desenvolver-se como gestora dos hospitais universitários do País, dentro do espaço constitucional demarcado pelos princípios norteadores da Administração Pública, quais sejam, impessoalidade, legalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Nesse